O que é?
A engenharia diagnóstica é uma área da construção civil que aborda o processo de identificação das manifestações patológicas (anomalias) e a ausência ou o baixo nível de desempenho de uma edificação. Tem como objetivo identificar, diagnosticar e tratar o problema para recuperar o desempenho adequado da construção.
Para que serve?
A análise da patologia serve para garantir a qualidade de uma construção.
Toda e qualquer anomalia de uma construção deve ser analisada com importância, pois a patologia que não é identificada, diagnosticada e tratada corretamente, pode acarretar em uma sequência de eventos indesejados como agravar as patologias já existentes e/ou desencadear também em novos problemas.
Através da engenharia diagnóstica é possível garantir algumas vantagens como:
- Nível de desempenho
- Durabilidade
- Evita retrabalhos
- Tratamento adequado
- Evita gastos desnecessários
Existem diversos tipos de investigações técnicas que podem ser desenvolvidas e cada uma tem a sua característica específica dentro da engenharia diagnóstica. Como a vistoria, inspeção, auditoria, perícia e consultoria. Em um próximo artigo iremos diferenciar cada tipo de investigação técnica.
Então, é importante compreender qual é a necessidade para determinar qual é a investigação técnica mais apropriada para o seu caso. Para isto, busque sempre profissionais capacitados e qualificados que possa lhe orientar.
Autor: Departamento de Engenharia Civil