O gerenciamento de obra é tão importante quanto a produção. Deve ser compreendida como um investimento que busca bons resultados para o desenvolvimento da obra.
Gerenciar uma obra é assumir responsabilidades ao administrar todas as etapas de uma construção como gerir custos, equipes, materiais, contratos, cronogramas e prazos de entrega.
A gestão simultânea de todas as etapas produtivas e burocráticas da construção é de suma importância para obter bons resultados da obra.
A ausência ou a ineficiência de um gerenciamento de obras pode gerar impactos negativos como o baixo rendimento na produtividade nos canteiros de obras, o desperdício de material, tempo e dinheiro. Estes desperdícios são devido à falta de planejamento na gestão das equipes e dos materiais, na gestão dos contratos e no controle no cronograma físico e financeiro da obra.
Benefícios
Qualidade dos serviços executados
O gerenciamento e acompanhamento da obra pelos engenheiros civis é de suma importância para certificar-se que sua obra está sendo realizada conforme os serviços contratados e que estes sejam executados de acordo com as instruções, normas técnicas e leis vigentes, para atender os requisitos mínimos de qualidade e segurança da construção.
Cumprir prazos estipulados
Em qualquer área existem prazos para as atividades serem realizadas. A construção civil também precisa de prazos para que suas tarefas sejam cumpridas. O bom planejamento deve conter todas as atividades no cronograma, com a data inicial e final de cada etapa, levando em consideração todos os eventos que possam ocorrer, como por exemplo a chuva, que influencia no atraso da data de entrega da obra.
Controle de materiais e mão de obra
Feito o planejamento em conjunto com o levantamento quantitativo e qualitativo, é possível determinar exatamente os processos construtivos, a quantidade de materiais e de mão de obra que serão utilizados em cada etapa da obra. Se o cronograma e o acompanhamento forem realizados perfeitamente, pode-se prever as etapas que precisarão de material, evitando a falta ou o acúmulo no canteiro de obras. Outro ponto relevante é a organização e locação das equipes de cada fase da construção, pois esta análise evita a falta ou a ociosidade de funcionários.
Evita retrabalhos
É definido no planejamento a ordem da realização das atividades para evitar retrabalhos. Um exemplo muito comum de retrabalho na construção civil é quando o reboco é realizado antes da instalação hidráulica ou elétrica. Ou seja, vai gerar um desperdício de tempo e dinheiro com material e mão de obra, pois para fazer estas instalações é necessário quebrar o reboco da região para que depois da instalação seja refeito o reboco novamente.
Fluxo de caixa da obra
Na construção civil é comum ter que desembolsar uma grande quantidade de dinheiro para que a sua obra evolua sem interrupções. Se caso a obra seja interrompida, o custo para mantê-la paralisada é muito alto e acaba sendo mais caro do que pedir empréstimos a bancos para financiar a sua obra. Então, o planejamento adequado é importante, pois é possível reduzir o fluxo de caixa fazendo com que o dinheiro seja desembolsado de uma forma mais gradual e controlada, evitando estes transtornos por falta de planejamento físico-financeiro da obra.
Organização no canteiro de obra
Uma obra gerenciada e organizada gera um alto desempenho dos funcionários, evita acidentes no canteiro de obra e perda de materiais e equipamentos.
Redução de custos
A gestão de obra é capaz de reduzir custos através dos benefícios mencionados anteriormente, que pode passar despercebido para alguém que não é da área, porém ao analisar com cuidado cada fase da construção, pode-se perceber que é possível economizar evitando desperdícios, retrabalhos, multas, entre outros.
Análise de desempenho
O planejamento possibilita fazer o controle de indicadores de qualidade como por exemplo a produtividade da mão de obra, rendimento de materiais e equipamentos, entre outros. Estes dados são importantes para empreendimentos futuros ao utilizar como base do seu planejamento.
Sempre procure profissionais habilitados.
Espero que este conteúdo tenha feito algum sentido para você. Se gostou, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que assim possamos atingir mais pessoas com este artigo.
Autor: Departamento de Engenharia Civil